Sobre o Autor

Onésimo Ázara Pereira, farmacêutico, já trabalhou nas indústrias farmoquímica e farmacêutica no Brasil (Squibb) e no exterior (Laboratório Brasileiro de Quimioterapia – Labrápia). Foi pioneiro na internacionalização de laboratório farmacêutico brasileiro quando gerenciou fábricas no exterior (Cuba e Colômbia) na década de 1950. Em multinacional, no Brasil, participou do lançamento de vários medicamentos e, também comandou a venda de alguns farmoquímicos aqui produzidos (antibióticos). Até recentemente, exerceu as funções de presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica – Abiquifi.

Onésimo participou dos primórdios do Mercosul, atuando na confecção dos primeiros documentos relativos à área de saúde; junto com a área governamental, deu os primeiros passos (1995) para a participação continuada de um Pavilhão Brasileiro na maior feira internacional de farmoquímicos, a CPhI Worldwide. Também, representou a indústria farmoquímica, por vários anos, na Farmacopeia Brasileira por recomendação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirmada pela Presidência da República. Neste período, foi publicada a 5ª Edição impressa da Farmacopeia Brasileira e iniciados os trabalhos para a 6ª Edição.

É de sua autoria o Dicionário de Substâncias Farmacêuticas Comerciais – DSFC, agora em sua 10ª edição, contendo cerca de 14.500 verbetes, disponibilizada gratuitamente, via eletrônica, através deste portal.

Mais informações sobre Onésimo Ázara Pereira e seu trabalho em Consultoria Farmoquímica, visite o portal: www.consfarm.com.br